Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental

por Portal PPG
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 16/11/2021 - 05:50

Datas das reuniões do Colegiado PPGMQ: toda terceira sexta-feira do mês. OBS.¹: Para que ocorra a inserção de documentação em Processo SEI, informamos que toda solicitação ao Colegiado, deverá ser encaminhada à Secretaria com até 7 dias de antecedência da data de reunião. OBS.²: Essas datas estão sujeitas a alterações, conforme necessidades do PPGMQ e dos membros do Colegiado.

PPGMQ
Histórico:

Em 2012, por meio do Conselho Universitário da UFU, houve a autorização para criação do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ), sendo este funcionalmente vinculado ao Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG).

O PPGMQ, possui o curso de mestrado (Stricto Sensu) que está organizado na área de concentração Meio Ambiente e Qualidade Ambiental. Essa área de concentração conta com duas linhas de pesquisa, que são: Linha I - Processos Ambientais e Linha II - Monitoramento e Gestão Ambiental.

Sob a perspectiva dessas linhas de pesquisas, vários projetos e um conjunto de disciplinas são ofertadas, cujo objetivo é dar suporte à formação dos discentes, dos quais contam também com a infraestrutura dos laboratórios ligados aos docentes do programa.

Vale destacar que o primeiro ingresso de discentes no curso de mestrado ococrreu em 2014-1. Após esse ingresso, o programa promoveu e tem promovido seus processos seletivos anualmente.

Objetivo:

Objetivos Gerais

Formar recursos humanos de alto nível voltados para o ensino e pesquisa e com visão acadêmco-profissional abrangente na área de ciências ambientais, contemplando a interação e interlocução entre diferentes áreas do conhecimento. Integrar a ciências ambientais na Instituição com capacidade de problematizar e intervir com alternativas inovadoras na realidade de maneira cooperativa, no âmbito de inserção local, regional, nacional e internacional.

Objetivos Específicos

Propor pesquisas integradas na área de solos, água e ar, visando à geração de novas tecnologias aplicadas ao meio ambiente. Modelar os indicadores de poluição e contaminação ambiental de forma integrada entre as áreas de solo, água e atmosfera. Propor metas de monitoramento ambiental para região de forma integrada nas áreas de conhecimentos Estudar e avaliar os indicadores socioeconômicos e modelagem aplicada às questões ambientais na região do Triângulo Mineiro.

Missão:

O PPGMQ formará profissionais com alto grau de domínio técnico e científico, com habilidade de analisar, decidir, avaliar e planejar as diversas situações relacionadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e à preservação da biodiversidade. Os egressos estarão plenamente capacitados a integrar equipes multidisciplinares na busca de diagnósticos e soluções para os diversos problemas ambientais, de forma a melhorar qualidade de vida da sociedade. O campo de atuação é bastante promissor, uma vez que o desenvolvimento de qualquer atividade produtiva e econômica requer o licenciamento ambiental desenvolvido por profissionais capacitados em Programas de Ciências Ambientais. Um aspecto interessante do PPGMQ é a diversificação das áreas de atuação, que resulta em diferentes oportunidades a carreiras profissionais com conhecimento em processos e monitoramento nas áreas de solo, água e atmosfera. A formação possibilitará o conhecimento para o planejamento, gestão, concepção de projetos de sustentabilidade social, ambiental, regulação e gestão ambiental nos setores privado, público, resolução de conflitos ambientais e consultorias.

Infraestrutura:

Por estar vinculado ao ICIAG, o PPGMQ conta com toda a insfraestrutura destinado a esse instituto. Além disso, por possuir em sua equipe alguns docentes lotados em outros intitutos/faculdades, conta também com a estrutura em que o docente possui vínculo, como laboratórios especializados para realização de ensino, pesquisa e extensão.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira: 07h às 11h (manhã) e 12h às 16h (tarde).
Unidade Superior:
Campus Glória